sexta-feira, 20 de abril de 2012

A tradição das “Lovespoons” (ou “colheres do amor”)

Tem sido uma falha nossa ainda não ter falado duma tradição ancestral, tão famosa no País de Gales. Pois é, estou a falar das “Lovespoons” ou “colheres do amor”.

A sua origem situa-se algures no séc. XVII (a “Lovespoon” mais antiga é originária da Alemanha e data de 1664). Tradicionalmente era oferecida pelo pretendente à donzela amada em sinal do seu amor (daí o nome, claro!). Actualmente não é bem assim, pois é mais um objecto decorativo para ser pendurado numa parede.
Mas temos de lhes fazer justiça porque são realmente lindas! Não concordam comigo?

Imagem retirada de http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/10/LoveSpoons.JPG

Ainda assim, em determinadas alturas da vida como o casamento, o nascimento de um filho, as bodas de prata ou de ouro de um casal, elas voltam a ter o mesmo significado de outrora.
De qualquer modo, pela imagem abaixo podem ver que há “colheres do amor” para todos os gostos: maiores, mais pequenas, com corações, com sinos, etc.

Imagem retirada do site http://www.lovespoons.co.uk/collection5.htm


Na verdade, os símbolos variam conforme o significado que queremos dar à “Lovespoon”. Para os mais curiosos, deixo aqui alguns símbolos e o seu significado.

Chaves
A minha casa é tua
Um coração
O meu coração é teu
Dois corações
Sentimos o mesmo um pelo outro
Âncora
O meu amor está seguro contigo ou posso contar contigo
Folhas
Amor em crescimento
Sinos
Casamento
Ferradura de cavalo
Boa sorte e felicidade

1 comentários:

Ana Amélia Menezes disse...

Seria muito abuso da minha parte fazer uma encomenda de uma colher? Sao girissimas :) temos mesmo de vos fazer uma visita..mas com o Miguel no mba e sem trabalho...nao esta facil!! Beijinhos